Falar dos erros e apagar a fogueira das vaidades

Por Alcides Ferreirasócio-fundador da Fato Relevante

Publicado em 19 de MAIO de 2022


Na semana que chegamos à 11ª posição do ranking de grupo de comunicação com o Nexcom, segundo o Anuário de Comunicação Corporativa, quero falar dos meus erros e de vaidades. Falar do que deu certo ajuda pouco quem pretende empreender um dia. Meu objetivo aqui é mostrar aos que desejam ter um negócio como escapar de armadilhas.

Montei a Agência Fato Relevante há pouco mais de três anos. Criamos o Nexcom juntamente com a PUB no final do ano passado. Fazer um negócio dar certo no Brasil é difícil. Colocá-lo entre os maiores do setor em tão pouco tempo é um privilégio, em um país tão injusto, e uma responsabilidade para com as pessoas que acreditaram em você.

A primeira coisa a ter em vista, quando você vai abrir um negócio, é olhar para os erros dos outros ou falhas do mercado em que você atua. O cliente de serviços profissionais quer ser muito bem atendido. O modelo de negócio do mercado olha o resultado e não o cliente. Pronto, aqui veio o primeiro insight para fazer a FR. Ter uma partnership, um modelo de negócio com muita gente boa, focada em atender bem e remunerada de acordo com a satisfação e resultados dos clientes. Não é uma grande invenção, mas aplicada ao segmento de comunicação deu ótimos frutos.

Parece simples, mas os meus erros como empreendedor no passado estão nesse parágrafo acima. Primeiro, não olhar as falhas alheias ou do segmento e cometer as mesmas besteiras que outros já fizeram. Segundo, não entender o que os clientes querem. Terceiro, ter um modelo de negócio insustentável, baseado em gente sem as devidas qualidades, para dizer o mínimo. Como é possível cometer tantos erros?

Evite misturar emoção com negócios. Reconhecer que você errou, deixar de lado a vaidade e fazer do seu primeiro prejuízo o menor é a lição mais dura. Depois, aceitar que você se aproximou ou selecionou pessoas que não são adequadas para seu objetivo e, rápido, afastar-se delas ou demiti-las. Temos uma enorme dificuldade em fazer isso e não fui diferente. Por fim, mas não menos importante, se você não tem clientes, não tem um negócio. Parece óbvio, mas muita gente acha que ter ideias é igual a ter um negócio. Também cai nessa armadilha. Se a sua ideia não resolve o problema de alguém que está disposto a pagar bem por ela, você jamais terá um negócio bem-sucedido.

Alcides Ferreira

Sócio-fundador da Fato Relevante

Alcides trabalhou na Folha de S. Paulo, na Agência Estado, no Deutsche Bank, na Tendências Consultoria e foi diretor de Comunicação na BM&FBOVESPA. Sócio-fundador da Agência Fato Relevante, que hoje faz parte do Grupo Nexcom junto com a Agência PUB.