Por que amamos fazer Media Training na FR? 

Por Cristina Maiello, sócia-diretora da Fato Relevante

Publicado em 4 de abril de 2021


O time da FR faz Treinamentos de Mídia que vão além de preparar os profissionais para se comunicarem com a imprensa, em eventos e em situações de aquisição, venda de ativos, novos cargos ou crises. Propomos abordagens para tratar de relacionamento com os públicos, interações em plataformas das redes sociais digitais, comunicação em contextos de abertura de capital e de ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança), entre outros enfoques escolhidos em consonância com o momento da empresa. 

Vivenciamos com os participantes a jornada para uma comunicação mais direta e objetiva mediante novas tecnologias, novos cenários e novas realidades de negócios. O comunicador treinado amplifica mensagens, maximiza oportunidades de exposição e protege a reputação da marca. 

Há essa compreensão dos participantes logo no início dos treinamentos, quando percebem que são o rosto da companhia para a sociedade. O fortalecimento da imagem da empresa depende em grande parte deles, não é privilégio da área de Comunicação ou da agência contratada. Ambas são facilitadoras desse processo. 

Cabe aos porta-vozes lidar com as demandas dos públicos, responder a perguntas fáceis e difíceis, o que exige treino. Por isso, revisitamos as mensagens a ser compartilhadas e fazemos simulações de entrevistas e outras dinâmicas para conectar as narrativas às estratégias corporativas. Passamos dicas práticas, destacamos os pontos fortes e os de melhoria de cada participante. 

Indicamos, também, como aproveitar a oportunidade de apresentar a visão, as ações e os resultados da organização, sempre acompanhados de fatos e evidências. Para temas sensíveis, apontamos como se posicionar de forma clara e equilibrada, sem antecipar decisões que estão sendo tomadas, mas salientando que um discurso raso não inspira confiança. 

Durante as atividades, o participante aperfeiçoa suas habilidades de comunicação, competência que pode alavancar sua carreira e é cada vez mais demandada em posições de gestão. Um porta-voz bem-preparado constrói reputação, influencia seu ecossistema e mitiga conflitos.

Nosso papel como especialistas em treinamentos é dar suporte às empresas para desenvolver uma narrativa consistente, harmonizando o discurso com suas ações e com os assuntos em pauta na sociedade. 

Enfim, amamos treinar porta-vozes e contribuir para a escuta ativa, o diálogo com públicos diversos e a comunicação de impacto das empresas.

Cristina Maiello

diretora associada e Head de Treinamentos da agência de comunicação Fato Relevante.