Mais jovem, produtor rural está antenado com as redes sociais

Por Bruno Blecher, sócio-diretor da Fato Relevante

Publicado em 22 de SETEMBRO de 2022


Dados parciais da 8ª Pesquisa ABMRA – Hábitos do Produtor Rural, apresentada na semana passada durante o Congresso Brasileiro de Marketing Rural, em São Paulo, mostram que as gerações mais novas estão assumindo o comando das propriedades rurais.

A pesquisa foi realizada com 4.215 pessoas em todas as regiões do Brasil entre os dias 30 de junho e 27 de julho deste ano, por meio de uma plataforma digital.

Em 2013, a idade média dos produtores era de 48 anos, caiu para 46,5 anos em 2017 e nesta pesquisa para 45,4 anos.

Por faixas de idade, a pesquisa aponta que as novas gerações (18-25 anos, 25-35 e 35- 40) estão participando da administração das fazendas, enquanto os mais velhos (41 50 anos, 51-60 e acima de 60) estão se afastando dos negócios.

 

Hábitos de mídia

A pesquisa revelou ainda que 91% acessam alguma rede social, 76% dos entrevistados assistem TV aberta, 74% usam Internet, 71% ouvem rádio e 27% leem jornais impressos.

 

Imagem do campo

Junto com a Fundação Dom Cabral, o Movimento Todos a Uma Só Voz, criado pela Associação Brasileira de Marketing Rural), realizou uma pesquisa para descobrir a imagem do agronegócio na população brasileira.

 

A enquete revelou que 65% tem uma atitude positiva em relação ao setor, enquanto 22% disseram que boicotariam o agronegócio.

A faixa etária de 30 a 59 anos se revelou a mais crítica ao setor, principalmente em questões ambientais.

A pesquisa completa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa O Brasileiro” será divulgada no próximo dia 28 de setembro pela Fundação Dom Cabral.

Bruno Blecher

Sócio-diretor da Fato Relevante

Blecher trabalhou nos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo. Foi diretor de Redação da revista Globo Rural e comentarista de agronegócio da rádio CBN.